Sobre o Podcast

O podcast Um Papo Qualquer é um projeto que foi iniciado em Outubro de 2017 com a proposta de apresentar conteúdo de entretenimento, informação e opinião em áudio.

selo_podcast

Com periodicidade semanal, o podcast é publicado em arquivos MP3 com qualidade 192 kbps. A duração de cada episódio é variável, sendo que os episódios mais recentes estão durando, em média, 80~90 minutos.

Nosso conteúdo está armazenado no Podbean e nosso feed pode ser acessado neste link. Além disso, o conteúdo pode ser acessado via iTunes neste link ou então através do Spotify neste link

Através do Feed, você pode usar o seu agregador de conteúdo favorito.

Apresentado por Ricardo Marques, o formato mais comum é programa solo, com o apresentador “conversando” com o ouvinte, numa linguagem informal, como um bom bate-papo entre amigos.

Além do formato solo, existem episódios com convidados no formato entrevista onde o apresentador conversa com o entrevistado, sempre mantendo o tom informal de um bom bate-papo.

Por fim, alguns episódios são colaborativos com outros podcasters. Nestes episódios, prevalece o consagrado modelo “roda de conversa”, onde os participantes opinam e discutem um tema. Nosso trabalho mais significativo até o momento é a parceria com os podcasts “Apenas 1 Cast” e “Papo Canela” com episódios sobre a história das Copas do Mundo.

A captação de áudio dos episódios varia de acordo com o formato adotado. Para episódios solo, a captação é feita através do microfone Shure MV5 combinado com o SoundForge Audio Studio. Episódios gravados por meio de hangouts são captados através de Microsoft LifeChat LX3000 combinado com o SoundForge Audio Studio (para  o áudio local), conjuntamente com o Audacity (para o áudio remoto). Episódios com gravação presencial são captados por microfones Arcano Renius 8, conectados à interface de áudio Zoom H4N Pro.

Em qualquer formato, os áudios são tratados no SoundForge Audio Studio, nivelados com o Levelator e mixados com Vegas Movie Studio.

O podcast faz uso preferencial de trilhas sonoras Creative Commons, com direitos de uso liberados por seus autores, com citação à fonte. Alguns episódios são ilustrados com trechos de músicas com a finalidade exclusiva de contextualizar o conteúdo apresentado (fair use). Vale a mesma regra para os efeitos sonoros aplicados.

Eventualmente, durante a exibição do podcast, poderão ser anunciados produtos e/ou serviços referentes às parcerias e/ou patrocínios obtidos pelo podcast. Tais referências serão tratadas como publicidade, não se devendo confundir com o conteúdo do podcast.

O podcast “Um Papo Qualquer” é uma produção da UBQ multimídia. Caso você tenha interesse em produzir um podcast ou conteúdo em áudio, entre em contato conosco através do e-mail contato@umblogqualquer.com.br.